Top 10 maiores vantagens da cidadania italiana

Que a cidadania italiana acumula benefícios, você já sabe, mas para te encantar ainda mais e esclarecer os detalhes sobre essa conquista tão desejada por brasileiros, elencamos um top 10 das maiores vantagens da cidadania italiana. Embarque conosco nessa lista baseada nas experiências de nossos clientes e compartilhe qual te fez dar o próximo passo para obter a sua!

 

1) Um dos passaportes que mais abrem portas no mundo

Através da cidadania italiana, você terá acesso a muitos países sem qualquer intercorrência. De acordo com o Índice de Passaportes Henley de 2023, o passaporte italiano está em 4º lugar no ranking dos mais poderosos do mundo. Isso significa que em posse de um passaporte italiano, o viajante não precisa de visto em 188 países, incluindo os que fazem parte da União Europeia e Estados Unidos.

 

2) Elimine a necessidade de visto de trabalho

Para quem deseja trabalhar legalmente em países da União Europeia, o passaporte italiano garante todos os direitos. Essa vantagem se estende aos filhos e cônjuge.

 

3) Estudo de alto nível na Europa

Escolas e universidades que são referência mundialmente estão na Europa e, em posse de sua cidadania italiana, você poderá ter acesso às melhores instituições de ensino por um preço reduzido. O valor cobrado será referente a um cidadão europeu e não um estrangeiro, tornando o custo mais baixo.

 

4) Direito ao serviço médico italiano

O sistema de saúde da Itália está entre um dos melhores do mundo e, para usufruir do serviço com sua cidadania italiana, basta se cadastrar no SSN (Servizio Sanitario Nazionale). Através dele, é possível obter tratamentos gratuitos e agendar consultas com especialistas. Dependendo da complexidade, pode haver a cobrança de uma pequena taxa. Quem visita a Itália para estudar, trabalhar ou apenas para turismo, recomenda-se adquirir o seguro de saúde privado.

 

5) Se aposentar na Itália

As regras de aposentadoria costumam variar em cada país, mas ao optar pela aposentadoria na Itália, o brasileiro que possua a cidadania italiana não terá qualquer prejuízo referente ao tempo de contribuição no INSS. Para dar entrada na aposentadoria na Itália, é necessário atender a alguns pré-requisitos, reunir os documentos e procurar a unidade do INPS na cidade onde reside ou o Caf Patronato.

 

6) Cidadania como herança

Sim, você irá transmitir aos seus filhos e demais descendentes a possibilidade de obter a cidadania italiana de forma mais simples.

 

7) Viver em qualquer país da União Europeia

Em posse de sua cidadania italiana, você não precisa residir definitivamente na Itália. É legalmente permitido morar em qualquer país da União Europeia com os direitos assegurados.

 

8) Trabalhar na Austrália ou Nova Zelândia

Com a cidadania italiana, os governos da Austrália e da Nova Zelândia permitem que europeus possam trabalhar nos países, contribuindo com a economia.

 

9) Investir nos EUA com menos dinheiro

Com o passaporte italiano em mãos o valor exigido pelos EUA é bem menor quando comparado ao passaporte brasileiro. Se esse é o seu objetivo, vale a pena conhecer as etapas para garantir a cidadania italiana.

 

10) Eliminar o visto para EUA e Canadá

Por último, mas não menos importante, a cidadania italiana permite uma facilidade de acesso aos EUA e Canadá, eliminando a necessidade de visto (consulte a pré-autorização de viagem que inclui preenchimento de formulário e pagamento de taxa).

 

Com  tantos motivos, o que falta para dar entrada em seu processo de reconhecimento de cidadania italiana? A Stelle está pronta para te auxiliar em todos os momentos, pois sabe o quanto a falta de conhecimento pode atrapalhar sua conquista. Vamos transformar seu sonho em realidade com menos burocracia e muita eficiência.