Pasqua e Pasquetta: como os italianos comemoram essa época do ano

Depois do Natal, a Páscoa é considerada pelos italianos a data mais importante em um país de maioria católica. Se você nunca esteve na Itália durante a Páscoa e está planejando uma viagem que contemple esse feriado, vai identificar algumas diferenças e semelhanças com a comemoração no Brasil. A Stelle traz mais detalhes sobre como é a Páscoa na Itália, uma festividade que reúne tradição e festa, é claro.

 

Diferença entre Pasqua e Pasquetta

Período considerado renovador para a fé cristã e data móvel do calendário, a Pasqua ocorre em um domingo, marcando a ressurreição de Jesus. Até aí, tudo igual ao que realizamos no Brasil, mas na Itália a Páscoa se estende até a Pasquetta, feriado tipicamente italiano celebrado na segunda-feira seguinte ao Domingo de Páscoa.

 

Mas o que é a Pasquetta?

Se no Domingo de Páscoa a ressurreição é comemorada, os italianos acharam uma boa ideia também reservar a segunda-feira para seguir com as celebrações. Aliás, existe até um ditado popular italiano assim: “Natale con i tuoi, Pasqua con chi vuoi“, ou seja, em tradução livre, o Natal você passa com a família e a Páscoa com quem desejar. Eles entendem que o Domingo de Páscoa seja uma data para estar com os parentes e a Pasquetta para confraternizar com amigos.

 

Na “Lunedì dell’Angelo” ou Segunda-feira do Anjo, muitas empresas e comércios locais fecham. A festividade é marcada por eventos no país, com aulas suspensas durante toda a semana e encontros entre amigos. É um convite à confraternização regada à boa comida.

 

Aproveitando a chegada da primavera, a estação das flores traz um clima mais agradável após o rigoroso inverno. Os piqueniques nos parques e passeios de bicicleta são eleitos para desfrutar de cada momento.

 

Mais tradições de Páscoa na Itália

Por ser um feriado religioso, não poderíamos deixar de citar que a Cidade do Vaticano em Roma promove uma celebração que atrai muitos fiéis até a Basílica de São Pedro. O ponto alto do evento organizado pela Igreja Católica Romana é a bênção do Papa.

 

Em Villarosa, na Sicília, durante a Sexta-feira Santa a população se veste de branco e, encapuzados, os moradores seguem pelas ruas da cidade. Seguindo um ritual de autoflagelação de origem na Idade Média, os fiéis de Nocera Terinese, na Calábria, mantém a tradição de açoitar como forma de “purificação”.

 

Após o fim de jejuns, penitências e reflexões típicas da Quaresma, a fartura enche as mesas dos italianos que amam compartilhar as refeições. Na região da Campânia, tradicionalmente, o café da manhã de Páscoa consiste em Pastiera Napoletana, uma massa recheada com canditi, trigo, ovos e queijos. Já em Roma e em outros locais, comer cordeiro assado no almoço é comum. Em Assis, em um jantar de Páscoa é fácil encontrar o cordeiro al forno con le patate (ao forno assado com batatas) sendo servido.

 

E então, você conhecia as tradições italianas durante a Páscoa? Bem que a Pasquetta poderia ser absorvida culturalmente pelo Brasil.

Apaixonados pela Itália, nunca nos cansamos em aprender mais sobre o país, assim como as diferenças e similaridades. Com um passaporte italiano em mãos, as portas estarão abertas para sua entrada e saída pelo país, assim como outras vantagens.

 

Entre em contato com a equipe Stelle para saber mais.

Whatsapp ou ligação – Patrícia Savoy: + 39 334 149 4089 (português, inglês e italiano) –

[email protected]

Whatsapp ou ligação – Carlos Savoy: + 55 19 99123 8155 (português)

[email protected]