As leis mais diferentes da Itália que você precisa conhecer

Estranhas, diferentes, bizarras, engraçadas… qual país não está sujeito a encarar leis fora do comum? Este é o caso da Itália, um país repleto de leis diferenciadas que nem os próprios cidadãos aprovam ou conhecem. Para quem está fazendo as malas para uma viagem seja para estudar, trabalhar ou morar de vez em terras italianas, recomendamos a leitura do material que está repleto de curiosidades. Quer se tornar um cidadão italiano raiz? Embarque conosco nesta leitura e prepare-se para entender melhor a cultura local.

 

Leia também: Top 5 curiosidades da Itália que vão te surpreender

 

Homens não podem usar saia

Pois é, os escoceses devem ter problemas ao colocar as roupas na mala em uma viagem para o território italiano. Na Itália, homens podem ser presos por usar saia nas ruas. No país em que a Semana de Moda de Milão é realizada e lança tendências, é estranho ter uma lei assim. Concorda?

 

Sorrir ou não sorrir: eis a questão!

Quando viajamos, ficamos mais leves, encantados pelas novidades e sorrindo à toa. Em Milão, sorrir é uma lei! A antiga lei obriga os cidadãos a sorrir em locais públicos, isentando apenas aqueles que estiverem em hospitais ou velórios. Turistas também estão livres de penalidades.

Já em Roma, é terminantemente proibido se reunir em grupos de três ou mais pessoas para cantar, dançar, comer ou beber pelas ruas, ou seja, celebrar. Poxa, assim fica difícil, né? É cada uma…

 

Cuidado com as praias

Proteger as praias é obrigatório, mas quem visita as praias de Lido, uma ilha com apenas 18 km de comprimento que fica a menos de 8 km de Veneza, precisa redobrar a atenção. Uma lei considera ilegal a construção de castelos de areia por lá. Sim, uma simples brincadeira de criança pode ter graves consequências. E nem pense em sair coletando conchas do mar como souvenir, pois na praia de Eraclea, vizinha à praia de Lido, isso também é proibido.

 

É proibido morrer

Certamente ninguém se arriscaria a desobedecer esta lei, se fosse possível. No ano de 2012, na cidade de Falciano del Massico com menos de 4 mil habitantes, o prefeito aprovou uma lei que proibia os cidadãos de morrer. A explicação está em uma crise que gerou a superlotação nos cemitérios. Não havia mais espaço para enterrar seus mortos, então, a tal lei bizarra foi instituída. Duas pessoas desobedeceram a lei, mas não temos informações sobre qual foi a punição.

 

Embora algumas das leis que apresentamos sejam bem antigas, elas ainda aparecem na Constituição da Itália. Enquanto isso, novas leis que não fazem nenhum sentido continuam sendo criadas. Haja criatividade!

 

Se a cidadania italiana está em seus planos, compartilhe conosco qual destas leis te surpreendeu mais. Aliás, aprofunde no tema e aproveite para ler nosso conteúdo sobre os hábitos e costumes italianos que os brasileiros adquiriram. Conte com a Stelle para prestar toda a assessoria necessária e realizar o sonho de obter o passaporte europeu o quanto antes para desbravar as curiosidades da Itália.