Processo Via Judicial | Cidadania Italiana sem sair de casa

cidadania via judicial

Quem não sonha em obter a dupla cidadania e poder viajar ou trabalhar mundo a fora?

Realmente é um sonho, mas entendemos que muitas vezes é difícil mudar para a Itália para fazer o reconhecimento da cidadania via administrativa através de um Comune na Itália, principalmente com os acontecimentos recentes no mundo ou se você já possuir um trabalho estabilizado.

Entendendo isso, viemos te falar: existe uma solução! O reconhecimento da ​cidadania italiana ​ pode ser obtida por meio do ​processo via judicial/tribunal, ou melhor, sem sair de casa ​! Vem conferir tudo sobre o procedimento:

Mas espera, o que é o processo judicial?  

O processo judicial para reconhecimento da cidadania italiana, é um processo onde você não precisa se deslocar até a Itália para obter a cidadania. Ela é realizada mesmo você estando no Brasil ou em qualquer lugar do mundo podendo ser pelo ​Tribunal de Roma.

Caso opte por fazer via Tribunal de Roma, recomendamos que esse processo seja feita através de assessoria, pois haverá a necessidade de contratar um advogado italiano e optar por realizar o reconhecimento com uma empresa que já possui experiência no mercado, isto pode sim agilizar seu processo e evitar muitas dores de cabeça e o prazo médio é de 18 a 36 meses.

 

Qual a principal vantagem do processo judicial via tribunal de Roma?   

Ao optar pelo processo judicial via tribunal de Roma, o requerente não precisa se deslocar até a Itália e o procedimento é mais acessível financeiramente, além disso o advogado e a assessoria poderão resolver tudo em seu nome e você pode acompanhar todas as atualizações do processo online, pelo ​aplicativo da justiça italiana (Giustizia Civile) disponível para Android e IOS.

 

Quem tem direito?

  • Filhos, netos, bisnetos, tataranetos entre outros familiares homens de descendência italiana, contemplando todas as gerações mantendo-se sempre a linha paterna, ou seja, se a linha não tiver mulheres em nenhuma das gerações.
  • Filhos de mulher italiana que tenham nascido a partir de 01/01/1948, ou seja, para mulheres no meio da linha genealógica, o filho dela só recebe a cidadania italiana se for nascido após 01/01/1948.

 

Quais os documentos necessários?

1 – Antepassado/ Antenato:

  • Certidão Nascimento ou Certidão Batismo (CERTIDÃO ITALIANA)
  • Certidão Casamento (CERTIDÃO ITALIANA OU BRASILEIRA)
  • Certidão Óbito (CERTIDÃO BRASILEIRA)

 

2 – Certidão Negativa de Naturalização (CNN) do Italiano, emitida no Brasil pelo órgão competente.

  • A autenticação da CNN também é importante e necessária.

 

3 – Certidões dos familiares que fazem parte da transmissão do Reconhecimento da Cidadania:

  • Nascimento, Casamento e Óbito, até o requerente.

 

4 – Todas as certidões brasileiras devem ser: certidões em inteiro teor com firma reconhecida, e estas têm validade de até 1 ano.

  • As certidões de nascimento devem conter as devidas anotações de casamento, divórcio / separações e falecimento.
  • As certidões de casamento devem conter, se caso for, a anotação do divórcio.
  • No caso do divorciado ser o requerente (consultar a assessoria sobre documentos exigidos).
  • No caso do requerente ser adotado (consultar a assessoria).

 

5 –  Certidões com tradução juramentada com tem validade de até um ano.

 

6 – Legalização em cartório por apostila de Haia (Apostilamento Individual deve ser feito em cartórios no Brasil) dos documentos originais, das traduções, da CNN e sua Autenticação, validade de apenas seis meses.

7 –  Os documentos Italianos NÃO precisam apostilar e eles têm apenas 6 meses de validade após emitidos.

 

Qual o prazo da processo judicial via tribunal de Roma?  

O prazo do processo é o ponto em que as pessoas têm mais dúvida e receio, porém garantimos que o ​processo via tribunal de Roma ​ é a maneira mais rápida para quem não deseja fazer o processo em uma comune (via administrativa), ou seja, não ter que viajar até a Itália e estabelecer residência. O prazo do processo judicial via tribunal de Roma pode variar de 18 a 36 meses.

E aí gostou do processo judicial via tribunal de Roma?

Nós da ​Stelle somos uma ​empresa especialisada no reconhecimento da cidadania italiana​, te auxiliamos e orientamos em todas as etapas inclusive na contratação de advogado especializado.

Fale com a gente! Clique ​AQU​I ​e tire suas dúvidas!

Siga a Stelle nas redes sociais: Facebook – Instagram –  Youtube