O Que Não te Contam Sobre o Reconhecimento da Cidadania Italiana

Dificilmente encontraremos alguém que não tenha vontade de ter o reconhecimento da Cidadania Italiana, afinal, estamos falando de um dos passaporte mais poderosos do mundo. O Passaporte Italiano permite que você:

  • Visite qualquer país da União Europeia, Estados Unidos, Canadá e Japão, sem a necessidade de vistos;
  • Passe pela fila de europeus nos aeroportos e postos de alfândega;
  • Utilize toda a rede de suporte de embaixadas e autoridades consulares italianas;
  • Estude, trabalhe e more na Europa por quanto tempo precisar;

Entre outros benefícios, para conferir todos os eles, clique aqui para acessar nosso post sobre as vantagens do Reconhecimento Italiano. 

O primeiro passo você provavelmente já deu, que é o de pesquisar sobre o assunto – se não, não estaria lendo essa postagem, certo?

Depois disso, chegará o momento de decidir entre realizar o reconhecimento com ou sem assessoria. Para te ajudar a tomar essa decisão, a Stelle te contará alguns pontos importantes que muitos não contam sobre todo o processo da Cidadania Italiana:

1 – A Busca pelos Documentos

É preciso recolher as certidões de todos os familiares que fazem parte da transmissão do Reconhecimento da Cidadania (Nascimento, Casamento e Óbito) no Brasil – eles são os que te antecedem até chegar no antenato (cidadão italiano) -, e claro, os documentos do Antenato (ex: seu bisavô que é italiano).

O que não te contam: os documentos da família podem estar em cartórios diferentes (se sua avó nasceu em Minas Gerais, por exemplo, você precisará encontrar o documento dela lá), em cidades diferentes, e às vezes só se resolve indo pessoalmente em cada um deles. É um passo que requer tempo e paciência. O documentos do Antenato estão na Itália, então para conseguir, é preciso se comunicar (em italiano) através de e-mail, carta ou indo pessoalmente ao comune. Por isso é super interessante ter uma assessoria te ajudando, a Stelle já está na Itália e pode facilitar tudo isso.

2 – A Parte Burocrática

Independente da forma que você escolher reconhecer a sua cidadania (tribunal ou residindo na Itália), existe a parte burocrática. É preciso ter bastante conhecimento e experiência na área para que ela não seja uma dor de cabeça.

O que não te contam: na via judicial, é necessário o auxílio de um advogado na Itália para abrir o processo após a preparação das certidões no Brasil – por ele ser italiano, falar a língua do país é quase um requerimento básico para tornar a comunicação mais eficiente e rápida. Nossa diretora Patrícia Savoy é fluente no italiano e cuida de tudo isso, inclusive tem parceria com os melhores advogados para o seu objetivo).

Se a via Comune for a opção escolhida, existem diversos cuidados na compra da passagem e na imigração – a sua ida para a Itália deve ser regularizada.

O que fazer quando chegar lá? Para onde ir? Com uma assessora, ao chegar no aeroporto você terá uma pessoa para te levar ao supermercado, te ajudar com o idioma e passar todas as diretrizes da sua estadia no país.

3 – Falando em Comune… 

Se você não sabe a importância da Comune no processo de reconhecimento da cidadania italiana, te convidamos para ler esse post. 

A escolha da comune certa é essencial para garantir que o seu passaporte italiano saia perfeitamente. Por exemplo, se a Comune for muito pequena, o departamento responsável por analisar o seu processo terá poucos funcionários e poderá tornar a sua estadia mais demorada, já uma muito grande terá demasiados casos para serem analisados, prolongando também a sua estadia.

O que não te contam: é necessário apresentar ao oficial da Comune uma declaração do proprietário do imóvel, onde ele declara estar ciente de que o imóvel será utilizado para o pedido de inscrição anagráfica (residência), e muitos não queriam essa responsabilidade.

Quando há uma assessoria por trás  – pelo menos no caso da Stelle – tudo isso é simplificado: existe toda uma relação de parceria com determinadas Comunes e proprietários de imóveis (já familiarizados com o processo, e que já confiam no trabalho da assessoria, liberando a moradia para o descendente).

Como pode ver, a assessoria está aqui para descomplicar e te dar todo o suporte necessário para que nada saia do planejado! Saiba que pode contar conosco. A Stelle é uma ​empresa especializada no reconhecimento da cidadania italiana​, te auxiliamos e orientamos em todas as etapas.

Fale com a gente! Clique ​AQU​I ​e tire suas dúvidas!

Siga a Stelle nas redes sociais: Facebook – Instagram –  Youtube