Etapas (passo a passo)

etapas cidadania italiana

Primeiramente Devemos saber se você tem um ascendente Italiano?! FATO PRINCIPAL. Se você tiver, você TEM direito à cidadania por sangue (“Iure Sanguinis”).

Segundo passo é saber se temos uma mulher na linhagem genealógica até você (requerente). Se tiver mulher precisamos estar muito atentos ao ano de nascimento do filho/filha da mesma, que isso irá direcionar se seu processo será via materna (judicial) ou via administrativa. Caso não tenha nenhuma mulher até chegar no requerente esse processo com certeza é via administrativa, desde que a documentação esteja completa e de acordo com a lei italiana vigente.

Terceiro passo é recolher todos os dados e certidões de seus antepassados (de todas pessoas envolvidas na árvore genealógica). Precisamos de todas as certidões em inteiro teor com firma reconhecida de TODOS OS ENVOLVIDOS (do requerente até o antepassado nascido na Itália). Certidões de nascimento, casamento, divórcio e óbito. Cada caso será analisado individualmente.

Por fim precisamos emitir uma CNN (Certidão Negativa de Naturalização) e sua autenticação, documento emitido online, que prova que seu antepassado nascido na Itália não renunciou a cidadania italiana.

Quarto passo. após localizar a documentação do antenato na Itália, e estar com toda a documentação em mãos, deve ser feita a tradução juramentada de cada um dos documentos (tradutor deve reconhecer firma). Lembrando que original deve conter o carimbo do tradutor juramentado.

Quinto passo. Tudo pronto, deve ser feito em um cartório no Brasil a legalização (Apostila de Haia). E ao finalizar isso, estará com toda a documentação pronta para fazer o requerimento de seu processo de reconhecimento de cidadania italiana.

Sexto passo. Decidir se irá fazer o requerimento do reconhecimento no Brasil pelo consulado (10 a 15 anos de espera – não muito indicado), via administrativa (na Itália, sendo o processo mais rápido e único e exclusivo para via paterna), ou via tribunal (prazo de 18 a 36 meses, sem necessidade de sair do Brasil). Para saber mais sobre cada processo, clique aqui, também temos um post falando mais detalhadamente sobre o processo via tribunal/judicial, clique para saber mais.

Se interessou? Fale com a gente e descomplique a cidadania italiana com assessoria! Clique ​AQU​I ​e tire suas dúvidas!

Siga a Stelle nas redes sociais: Facebook – Instagram –  Youtube